Desenvolvimento e tecnologia a todo vapor

Fundada em 1953 pelos irmãos Kurt Benecke e Henrich Benecke, na cidade de Timbó (SC), região do Vale Europeu, a Benecke Irmãos & Cia Ltda., surge como uma empresa dedicada a manutenção de maquinas e bombas para água.

Ao longo de sua historia, incorpora em sua linha de produção, máquinas direcionadas para a indústria da madeira, porém percebe a necessidade de buscar novos desafios e ingressa no mundo das caldeiras, o que a torna conhecida no Brasil e no exterior.

1964 – Direcionando sua produção para o ramo madeireiro, a empresa lançou também no mercado as juntadeiras de lâminas e batedeiras de cola.

1975 – Ampliou suas instalações e seus produtos, projetando, fabricando e instalando, Secadores Contínuos de Lâminas de Madeira, Secadores Contínuos para Pasta Mecânica e Secadores contínuos para Talos de Fumo, alem das tradicionais Estufas para Madeira Serrada.

1980 – Devido ao aumento da demanda por seus equipamentos, a empresa iniciou a construção de uma nova unidade fabril com 400 m², localizada na mesma cidade (sede atual), região do Vale Europeu. Neste mesmo ano percebendo a necessidade de buscar novos desafios, ingressou no mercado de Caldeiras, o que a tornou mais forte e conhecida no Brasil e no exterior.

1991 – Um importante evento deu-se no ano de 1991, oportunidade em que ocorreu uma cisão patrimonial, através do qual o controle societário da empresa passou a pertencer a Kurt Benecke (i.m.) e Kurt Emil Benecke. Desde então, a empresa tem buscado diversificar e aprimorar constantemente a sua linha de produção.

1995 – Buscando a maior qualidade para seus equipamentos, a empresa implanta o processo de Melhoria da Qualidade, através da prevenção de Falhas e o programa 5’s. 2003 – No ano do seu cinquentenário, a BENECKE adota a seguinte filosifia da qualidade:

“A excelência da qualidade será alcançada através de melhorias contínuas dos nossos equipamentos, serviços, da produtividade e da competência profissional. A conquista de novos mercados representa a expansão da nossa organização tendo, como conseqüência, a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores e direção”.

2004 – A BENECKE preocupada com a sustentabilidade iniciou a recuperação da mata ciliar na própria fabrica, que fica as margens do Rio Benedito, plantando mais de 400 árvores.

2007 – Preocupada com o crescimento descontrolado das cidades, a BENECKE lança o “Selo Verde”, com o objetivo de colocar em seus produtos a conscientização do consumo sustentável.

2008 – Visando novos mercados, a BENECKE investiu em tecnologia e na ampliação do seu parque fabril, e em menos de 8 meses construiu 5.000 m².

Para preservar o meio ambiente, a empresa aprovou a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), com capacidade para atender 210.000,00 m³/dia de água.

Neste período implantou nos setores de usinagem, elétrica, recebimento, PPCP, almoxarifado e departamento técnico a ginástica Laboral.

2009 – A BENECKE começou o ano com o pé direito, trabalhando em sua nova ampliação, totalizando agora 18.500 m² de área construída sob a administração do Eng. Kurt Emil Benecke e da Adm. Henriete Colussi Oliva Benecke.

2010 – Ao longo de 57 anos de existência, a BENECKE realizou expressivos investimentos em tecnologia, objetivando agregar valor aos seus produtos, de forma que seus clientes não somente tivessem o atendimento de suas necessidades supridas, mas também para que lhes possibilitasse um rápido retorno do investimento efetuado, e é com esse foco que a BENECKE está presente em todo o território brasileiro e latino americano (Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru, Rep. Dominicana, Uruguai e Venezuela), além do Continente Africano (Congo, Guiné Bissau) e Estados Unidos (Carolina do Norte).

Data de fundação: 10 de setembro de 1953